segunda-feira, 27 de abril de 2009

Caracteristicas do Gato Persa

Historia
Uma das raças, senão a raça mais popular do mundo, o Persa é o nome vulgarmente dado à maior parte dos gatos de aspecto exótico de pêlo comprido. Nos Estados Unidos estes gatos são classificados oficialmente de Persas, sendo as suas cores consideradas variantes. Na Inglaterra dão pelo nome de Longhairs e considera-se que cada cor corresponde a uma raça diferente (como por exemplo o Chinchila). É provável que os gatos de pêlo comprido se tenham originalmente desenvolvido em países de clima frio do continente Asiático, onde os rigores do tempo obrigaram ao desenvolvimento de uma pelagem longa. Pensa-se que os primeiros exemplares a chegar à Europa tenham vindo da Turquia no século XVI, e também da Pérsia. Considera-se que o Persa actual resultou do cruzamento desses gatos de pêlo comprido trazidos do Oriente e do tipo antigo dos gatos Angorá. No século XIX foi desenvolvido na Inglaterra o padrão desta raça. O Persa viria a ser reconhecido oficialmente no início do século XX. Dois séculos passados, a raça sofreu bastantes alterações em relação à conformação desejada em 1800s, sendo particularmente afectada por uma noção de estética por vezes levada ao estremo, sobretudo na anatomia do focinho. Contudo, o seu corpo maciço tem sido uma constante. A popularidade do Persa ultrapassa largamente em número de registos todas as restantes raças, imortalizando-o como o gato de estimação por excelência.


Temperamento
Embora com características próprias de cada variante os Persas são em geral animais afectuosos e bastante apegados aos donos, brincalhões e muito "conversadores". Entre os gatos, é considerada das raças mais calmas e a que aceita melhor a introdução de outros gatos em casa por vontade própria e não por imposição. Mas, tal como a generalidade dos gatos, são territoriais e gostam de uma digna perseguição ao rato, ou ao brinquedo.
Aprecia bastante a companhia dos donos, seguindo-os para todo o lado. Não suporta ficar só durante longas temporadas. Apesar de ser extramamente afectuoso, necessita dos seus pequenos momentos de sossego. Tem alturas do dia de alta actividade e, normalmente, aproveita as tardes para descansar.
Naturalmente, como outro gato, gosta do seu sítio alto para poder observar o que se passa. Muito curioso, o Persa está sempre pronto a explorar com as pontas dos seus bigodes para saber o que se passa.
Todo o persa tem a sua pontinha de vaidade, especialmente quando se sente admirado. A sua pose altiva e o seu olhar superior, ignorando, por vezes, qualquer chamada que façamos para atrair a sua atenção, é a prova da sua vaidade.

Saúde e Higiene
Os gatos de pêlo comprido exigem bastantes cuidados com a pelagem. Uma escova, um pente metálico com dentes compridos e outro com dentes curtos, uma camurça para dar brilho e pó de talco para retirar o excesso de gordura do pêlo, uma vez por semana para gatos com muito pêlo e uma vez por mês para gatos persa com menos pêlo, serão os seus melhores amigos na tarefa diária de escovagem do pêlo. Mantos com riças podem trazer problemas de pele para os animais, por isso não negligencie os cuidaods diários com o pêlo.
Necessitam também de limpar os olhos e o nariz diariamente pois devido as chamadas remelas, ao entrarem em contacto com o ar tornam-se escuras e podem manchar o pêlo se não forem retiradas diariamente.Nos persas de pêlo branco, por vezes, é necessário utilizar productos próprios para as manchas.
O gato Persa é uma raça com alguma incidência de problemas renais de devem ser despistados desde cedo.

Aparência Geral
Todos os Persas, independentemente da pelagem, têm a mesma conformação. O corpo forte e arredondado aliado a uma cabeça redonda e maciça, com um nariz pequeno e recuado dá-lhe o ar característico que o torna distinto no meio de outras raças. As orelhas pequenas de pontas arredondadas e os olhos grandes e redondos, de cor condizente com a pêlo dão-lhe a expressão ternurenta que derrete a maioria dos donos. Em sintonia com o corpo, as patas são curtas e grossas e a cauda é curta.

Tipo de Pêlo
Existem vários gatos de pêlo comprido que não são do tipo Persa (ex: o Maine Coon e o Angorá), possuindo um pêlo menos felpudo do que estes, corpo mais magro e o rosto mais estreito. A pelagem dos Persas é extraordinariamente densa, macia e sedosa. Os pêlos são longos e espessos, mas não lanudos.Existe uma multiplicidade de cores e padrões que podemos observar nos Persas. Em Inglaterra estas variedades são consideradas raças autónomas.

Unicolores:

Preto – Considerada uma das cores mais antigas nos Persa, o pêlo deve ser totalmente negro, sem qualquer outra tonalidade. Os olhos devem ser cobre e as almofadas das patas devem ser também pretas.

Branco – A pelagem é branco puro, bastante popular desde o seu aparecimento no século XIX. As almofadas das patas devem ser rosadas. Os olhos podem ser laranja, azuis, ou mesmo um laranja e outro azul.

Azul – Famosos entre a realeza britânica, os Persas Azuis têm na realidade uma tonalidade acizentada. Inicialmente pensava-se que esta cor seria a cor original dos Persas, mas testes genéticos revelaram que a cor surgiu em Malta. Os olhos são alaranjados ou cor de cobre.

Chocolate – Os Persas chocolates têm algo de Siamês na pelagem, devido às extremidades mais escuras. O tom quente e rico do castanho combina com olhos cobre ou de um laranja profundo. Também as almofadas das patas devem ser cor chocolate.

Lilás – São de todos os Persas, os mais independentes. Os olhos devem ser cobre ou laranjas. A cor das almofadas deve ser a mesma da pelagem.

Vermelho – O tom rico e raro desta pelagem, fá-la uma das mais apreciadas variedades. Os olhos devem ser cobres ou de um laranja profundo. As almofadas devem ser rosadas.

Creme/Cameo – Os gatos creme têm um temperamento gentil e calmo. A cor foi reconhecida no início do Século XX e é extremamente procurada por donos e criadores. Os olhos são cor cobre ou laranja profundo.

Combinações de cor:

Bicolores - O branco cobre 20 a 50% do corpo destes gatos. Inicialmente, esta pelagem foi desconsiderada pelos criadores, mas eventualmente acabou por marcar a sua posição. Um requisito essencial é a marca em “V” invertida no focinho. Os olhos são de um laranja profundo ou cobre. O branco pode surgir combinado com vermelho, preto, azul, creme, etc.

Van - Os Persas Van têm o pêlo completamente branco, exceptuando na região junto aos olhos e base das orelhas e a cauda.

Arlequim – Os Persas Arlequim metade ou ¾ do corpo coberto de branco.

Tartaruga – Uma mistura de tons de vermelho com outra cor. A combinação vermelho e preto é talvez uma das mais conhecidas, mas o vermelho pode aparecer combinado também com chocolate, azul ou lilás. Se juntarmos branco a qualquer uma destas combinações, falamos então de gatos tartaruga e branco ou calico. Os olhos devem ser laranja profundo ou cobre e as almofadas rosadas ou pretas, conforme a cor dominante.

Chinchila – O pêlo branco do Persa Chinchila apresenta em algumas regiões do corpo, cabeça, orelhas, costas, flancos e cauda, pontas pretas, dando-lhe uma aparência prateada.

Dourado – O Persa Dourado é semelhante ao Persa Chinchila, mas em vez de as pontas do pêlo serem pretas, são antes castanhas. Em algumas regiões do corpo, a cor é mais carregada e algumas marcas tabby podem surgir.

Smoke – Estes gatos têm uma pelagem de contrastes. Preto, Azul e Chocolate são as cores mais encontradas nesta pelagem a contrastar com o branco do subpêlo.

Tabby – Padrão caracterizado pela apresentação de marcas: três linhas que correm pela espinha e a famosa marca “M” na testa, entre outras. O pêlo deve ser mais escuro na extremidade e os olhos devem ser cobres ou de um laranja profundo. As cores mais populares que surgem neste padrão são o vermelho, o castanho, lilás e creme.

Colourpoint – Existe uma variedade enorme de coloração nas extremidades dos gatos. O Persa também as pode apresentar, embora na América do Norte seja conhecido como Himalaico. No resto do mundo, é apelidado de Colourpoint de Pêlo Comprido e está classificado como uma variedade do Persa. Os olhos deste gato são azuis.

Variantes
São reconhecidas todas as cores e todas as divisões da categoria tradicional tais como o sólido, Tortie, Silver, Tabby e Partcolor.

6 comentários:

Miguel disse...

Bom dia

Disse no seu post que os gatos persa vermelhos têm olhos cor de cobre ou laranja profundo.

Estava a pensar um persa vermelho, na internet, com olhos azuis... haverá algum problema?

que me pode dizer?
Obrigado!!!

Vanda disse...

Olá Miguel,

Atenção que nao existem persas vermelhos de olhos azuis. Os olhos apenas são azulados quando os gatinhos são bebes, depois vão mudando de cor à medida que crescem, até ficarem cobre ou laranja.
Se me quiseres dizer o link do anuncio, envia-me por mail que eu dou-te o meu parecer.
Sempre que tiveres duvidas, podes contar comigo.

osgatosdavanda@gmail.com

Obrigada
Vanda

Rosa disse...

Boa tarde
Gostava que me esclarecessem. Ofereceram-me uma gata persa, tem dois meses,cinza fumada, mas não tem o nariz achatado típico dos persas. Tem o nariz pequeno e não arrebitado como o gato comum. olhos acobreados e o formato da cabeça é como o dos persas. o seu pelo é comprido e farfalhudo.
Ela é persa pura ou arraçada?
Rosa

Vanda disse...

Olá Rosa,

Com as caracteristicas que apresenta, tudo indica que a sua gatinha é persa, independentemente de nao ter o nariz mto achatado.
Se preferir envie-me uma foto por mail que eu dou-lhe a minha opiniao.

Obrigada pela visita
Vanda
osgatosdavanda@gmail.com

Anónimo disse...

queria saber as caracteristicas de gata persa , pois ganhei uma e ela é muito braba !

Raquel disse...

Olá, Boa tarde.
Eu tenho um gato persa com cerca de nove meses. Ele tem a famosa marca "M" na testa, a cor do pelo dele é laranja e branco, a cor dos olhos é cobre. Eu gostava que me ajuda-se a perceber que tipo de persa ele pode ser considerado.
Agradeço resposta, Obrigada.